Emboabas

Macrorregião Centro-Sul, da qual SJDR faz parte, regride para onda vermelha; Comércio segue funcionando

Foto: Reprodução Estado de Minas Gerais

Após a identificação de um aumento de 5% no número de casos e óbitos por coronavírus nos últimos 7 dias, o Comitê Extraordinário Covid-19 do estado de Minas Gerais, que se reúne semanalmente para avaliar a evolução da pandemia no estado, determinou, na quarta-feira, 10 de março, a regressão da macrorregião Centro-Sul, da qual a microrregião de São João del-Rei faz parte, para a onda vermelha do plano Minas Consciente. São João del-Rei estava na Onda Amarela desde o dia 19 de fevereiro.

Na prática, a diferença entre as ondas vermelha e amarela se refere à taxa de ocupação de pessoas em eventos e a distância entre elas. Enquanto que na onda vermelha as pessoas devem se manter a uma distância de 3 metros, sendo no máximo 30 pessoas por evento e hotéis com limite de 50% de público. Na amarela a distância mínima é de 1,5 metro, com no máximo 100 pessoas por evento e hotéis com limite de ocupação de 75%. No entanto, independente da onda, a prefeitura municipal de São João del-Rei proibiu eventos e determinou que bares e restaurantes podem funcionar apenas até às 22 horas, sem entretenimento.

Mesmo na Onda Vermelha, os comércios seguem com autorização para funcionar, devendo respeitar regras de distanciamento social e cumprindo medidas de higiene no combate a covid-19. A única fase do programa que proíbe a abertura dos comércios que não são considerados essenciais, é a roxa. Atualmente, quatro regiões do estado está na onda roxa. Outras nove localidades estão na onda vermelha, e uma na amarela. A fase roxa é a faixa mais restritiva, criada para restabelecer a capacidade assistencial nas cidades onde a taxa de ocupação está mais alta. Nessa faixa, os municípios precisam uma série de recomendações mais restritivas, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana.

Sair da versão mobile