Por volta das quinze horas e trinta minutos, na tarde de terça-feira, dia 9 de março, uma das guarnições do 38º Batalhão foi acionada pela central de operações. A equipe foi empenhada a comparecer em uma drogaria no centro de São João del-Rei, onde teria ocorrido um furto.
No local, foi feito contato com o solicitante, um dos funcionários daquele estabelecimento. Ele relatou que havia atendido uma senhora e ela solicitou um remédio para dor. Em seguida, disse a ele que estava fazendo tratamento contra a Cleptomania, um distúrbio que leva a pessoa a praticar furtos.
Ainda segundo o solicitante, observou que ao sair da loja, a senhora pegou algo em uma das prateleiras. Neste momento, ele a advertiu, pegando dela o produto retirado. Contudo, algum tempo depois, assistindo a filmagem do sistema de monitoramento da drogaria, observou que a autora havia pegado outros produtos anteriormente. Os itens listados seriam um produto veterinário, um shampoo, um polivitamínico e uma cartela de analgésico.
Os militares assistiram a filmagem e verificaram que a suspeita havia saído do local em um veículo Chevrolet Onix, licenciado na cidade de Nazareno. Fizeram então contato com a unidade da polícia militar naquela cidade. Em seguida, policiais foram até a casa da tal mulher, porém, não a localizaram.
O boletim de ocorrência foi então registrado e o solicitante orientado a preservar a filmagem que flagrou a ação da mulher, para ajudar as investigações posteriores a serem feitas pela delegacia regional de polícia civil.