Foi no início da noite de sábado, dia 6 de março, por volta das dezoito horas. O COPOM do 38º Batalhão, recebeu informação de uma das atendentes da Unidade de Pronto Atendimento, no bairro da Caieira, em São João del-Rei. Havia acabado de dar entrada naquela casa de saúde, um cidadão todo ensanguentado. Ele teria sido deixado na unidade por pessoas que saíram logo em seguida, não sendo possível identifica-las.
Uma das guarnições foi então até o local. Os militares identificaram a vítima como sendo o cidadão P.C.A.A, de 38 anos, residente no São Geraldo. O homem apresentava sinais de ter feito uso de bebida alcoólica. Indagado, ele relatou que foi agredido com pauladas na cabeça, desferidas por seu vizinho. Disse ainda ter tentado fugir, porém, foi alcançado e novamente agredido pelo vizinho e outras pessoas.
A equipe médica que atendeu a vítima, relatou que os ferimentos em sua cabeça foram graves, tendo possibilidade de traumatismo craniano. Ele ficou ali sob observação para uma possível transferência posterior para a Santa Casa.
Os militares deslocaram então, até a residência do agressor e o localizaram. Foi identificado como sendo o cidadão R.A.S, de 36 anos. Indagado sobre o ocorrido, disse que estaria em um bar próximo de sua casa, momento em que seu vizinho, foi até ele para tirar satisfação e o ameaçou de morte. Em ato continuo, passou a agredi-lo com socos e o empurrou sobre uma cerca. Nesse instante, ele foi até sua casa e se apossou de um pedaço de ripa para se defender e desferiu golpes na vítima.
Diante dos fatos, o pedaço de madeira utilizado nas agressões foi recolhido e foi dada voz de prisão ao autor. Ele foi levado primeiramente até a unidade de pronto atendimento, para ser medicado. Em seguida, até a delegacia de polícia civil. Ali, foi devidamente qualificado no boletim de ocorrência e colocado em seguida à disposição da autoridade policial de plantão para as demais providencias.