Foi na parte da tarde, por volta das quinze horas. Policiais militares receberam denúncia anônima, dando conta de que um jovem estaria na rua Ovideo de Abreu, na várzea de baixo, fazendo uso de maconha. O jovem também estaria fornecendo o cigarro a um adolescente morador da região.
Assim sendo, os militares deslocaram até o respectivo endereço. Chegando lá, flagraram o momento em que o adolescente, após um trago no cigarro, entregou o mesmo para o jovem. Foram abordados e identificados como sendo o jovem W.A.P.S, de 20 anos, e o adolescente G.A.N, de 16 anos.
Em poder do jovem, foi localizado o cigarro artesanal com maconha já em seu final. Indagado, ele assumiu a propriedade do cigarro e disse tê-lo adquirido no bairro Mococa, não explicando de quem. Relatou ainda, que estavam fazendo uso da droga por ele e o adolescente serem usuários. Fato confirmado pelo adolescente.
Um dos militares observou que sobre a laje da casa do adolescente, havia um vaso com um pé de maconha sendo cultivado. Indagado, o adolescente assumiu a propriedade da planta, e disse que ele mesmo plantou e a estava cultivando.
Diante dos fatos, o vaso foi recolhido e juntamente com os dois envolvidos, além da representante legal do adolescente, foram levados até a sede da 190ª Companhia de Polícia Militar, para registro do fato em boletim de ocorrência. Em seguida, foram encaminhados até a delegacia de plantão em São João del-Rei e colocados à disposição da autoridade policial de plantão, para as demais providências.