Muita gente tem dúvidas sobre qual serviço de saúde deve ser procurado em cada caso. Por exemplo, em uma urgência qual setor do SUS pode me atender? Ou ainda, se preciso de uma consulta médica será que é o PSF que devo entrar em contato?
Pensando em tornar mais claro como funciona a rede de atendimentos do SUS em São João del-Rei, professores e alunos que fazem parte do projeto de extensão PET Saúde dos cursos de Medicina, Psicologia e Educação Física da UFSJ produziram uma cartilha educativa. O objetivo é auxiliar a população no acesso ao sistema único de saúde.
Para entender melhor, a estudante, Nathália Soares, que faz parte do PET, explica o que é o SUS e como ele se organiza: “É um sistema de saúde do Brasil que busca garantir saúde a todos os brasileiros e isso vai passar por consultas, medicamentos, exames, cirurgias e tratamentos. Mas não é só isso, temos também visita domiciliar, campanha de vacinação, transplante, vigilância sanitária”, conta.
A UBS, unidade básica de saúde, faz parte do serviço de atenção primária à saúde e é como se fosse a porta de entrada com atendimento clínico, enfermagem, dentre outros.
Em casos que precisam de atendimento especializado, o SUS atende com a atenção secundária: “É o atendimento de especialista, por exemplo ortopedista ou cardiologista. É quando o problema de saúde não pode ser resolvido no postinho”.
Já no caso da atenção terciária, é para casos graves ou urgentes. “Se o tratamento precisa de uma tecnologia muito avançada, como câncer, ou um acidente se você quebra um osso”, disse.
O documento completo está disponível no site ufsj.edu.br.