Depois do anúncio da suspensão da greve dos tanqueiros na noite da última sexta-feira (26), os atendimentos nos postos de São João del-Rei foram normalizados. O comunicado do fim da paralisação foi feito pelo presidente do SindTanque-MG, Irani Gomes, que representa a categoria, via redes sociais. Postos de combustíveis de todo o estado voltaram a receber o produto já no sábado (27).
Por meio de vídeo, Gomes relatou que se reuniu com o secretário de governo, Igor Eto, e o secretário de planejamento, Otto Levy. No encontro, após apresentar as reivindicações, o governo de Minas emitiu sinal positivo e, nesta semana, vai agendar nova reunião para seguir com as negociações.
Os tanqueiros questionam, principalmente, o aumento do preço do óleo diesel. A alta é puxada pelo valor da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A categoria pede pela redução do tributo. Irani Gomes afirmou, ainda, que o preço atual do combustível equivale a 60% do frete, em Minas Gerais.
A greve dos tanqueiros foi decretada na quinta-feira, 25 de fevereiro, e seguiu durante toda a sexta, dia 26. Com receio de que pudesse faltar combustíveis, são-joanenses abriram uma corrida aos postos.
Fotos e vídeos circularam nas redes sociais com registros de filas imensas que se formaram em estabelecimentos de vários pontos do município. O trânsito ficou sobrecarregado e foi necessário acionar apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar para organizar o fluxo de veículos.