Os estoques de combustíveis dos postos de São João del-Rei estão cada vez mais baixos. Após tanqueiros de Minas Gerais, distribuidores de combustíveis, decretarem greve na tarde de quinta-feira, 25 de fevereiro, e seguir com a paralisação nesta sexta (26), são-joanenses temeram pela falta do produto e abriram uma corrida aos postos.
A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com dez estabelecimentos de combustíveis. Até às 20h00, obteve resposta de cinco deles. Dois comunicaram que os estoques estão zerados, inclusive, que não há previsão de chegada do produto para reposição; um relatou que trabalha apenas com um restante de álcool e diesel; outro que ainda possui gasolina, mas não soube informar até quando vai durar o estoque; e um último que não há mais gasolina aditivada, apenas a comum e álcool.
Na tarde desta sexta (26), fotos e vídeos circularam nas redes sociais com registros de filas imensas que se formaram em postos de vários pontos do município. O trânsito ficou sobrecarregado e foi necessário acionar apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar para organizar o fluxo de veículos.
A greve decretada pelos distribuidores de combustíveis de Minas Gerais é estadual, não federal. Ou seja, não significa uma paralisação geral. A categoria reivindica a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o óleo diesel no estado. A diminuição do tributo, que impacta em 15% do valor do produto em Minas, abaixaria o preço do combustível.