Por volta das vinte e uma horas, na noite de quarta-feira, dia 24, policiais militares do setor de inteligência do 38º Batalhão, receberam denúncia anônima, dando conta de que um cidadão estaria cultivando pés de maconha em sua residência. O indivíduo tinha endereço no bairro do Tijuco, em São João del-Rei.
Diante da denúncia, militares compareceram naquela residência e ali fizeram contato com o morador. Ele foi identificado como sendo o cidadão J.P.C, de 36 anos. Cientificado da denúncia, ele franqueou a entrada dos policiais para busca no imóvel, dizendo que estaria morando naquele há cerca de dois meses.
Realizada as buscas, os militares localizaram dois vasos com pés de “Cannabis Sativa”, popularmente conhecida como maconha, sendo cultivados. Eles teriam aproximadamente cinquenta centímetros de altura. Também na casa, sobre uma mesa, foi localizado um invólucro com uma pequena porção de maconha.
Indagado, disse o morador que a porção de maconha seria para seu consumo, por ser usuário daquela droga. Quanto aos pés de maconha, disse que quando mudou para aquela casa, as plantas já ali estavam, logicamente de tamanho menor.
Diante dos fatos, a porção da droga e os vasos com as plantas, foram recolhidos e junto aso boletim de ocorrência entregues na delegacia de polícia civil. Já o autor, foi liberado, assim que assinou o termo circunstanciado de compromisso de comparecimento em audiência perante o poder judiciário.