Emboabas

Motoristas são-joanenses fazem corrida aos postos com receio de falta de combustíveis

Fila de carros em posto de gasolina na Avenida Leite de Castro – Foto: Renan Jaques

Em um sinal de alerta para uma possível falta de combustível em São João del-Rei, motoristas correram para os postos de gasolina no início desta tarde de sexta-feira, dia 26 de fevereiro. O motivo de uma possível falta de combustíveis, seria a greve dos transportadores de combustíveis em Minas Gerais, iniciada nesta quinta-feira (25), que está afetando o abastecimento de combustíveis em Belo Horizonte e em outras cidades próximas a capital. De acordo com nota divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), na manhã desta sexta-feira (26), se a greve permanecer pelas próximas horas, pode haver falta de produtos em grande parte dos postos do estado. No texto, a categoria ainda informou que mais de 300 caminhões-tanque estão parados.

A greve dos tanqueiros ocorre porque a categoria quer a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o óleo diesel no estado. A diminuição do tributo, que impacta em 15% o valor do diesel em Minas Gerais, baixaria o preço do combustível. De acordo com a assessoria de imprensa do Sindtaque-MG, os pedidos para a redução da alíquota do ICMS sobre o diesel não foram iniciadas agora, mas em 2011. Naquele ano, o índice cobrado do imposto subiu de 12% para os atuais 15%. Há uma negociação em andamento com o Governo de Minas.

Em contato com alguns postos de gasolina da cidade, a reportagem da Rádio Emboabas foi informada do aumento da procura por combustível durante à tarde. Até às 17 horas desta sexta-feira, dos oito estabelecimentos que a reportagem entrou em contato, apenas dois responderam. Os estabelecimentos disseram que possuíam apenas um pouco de álcool e diesel em seus tanques. Informaram também, que os estoques de a gasolina comum e aditivada já tinham chegado ao fim.

Em contato com Valdo Alves, do setor de trânsito da Prefeitura Municipal, foi informado que Guarda Municipal e Polícia Militar estão nos postos para tentar organizar as filas, entretanto destacou que a situação é delicada e que motoristas devem se atentar aos pontos mais afetados. Destacou ainda que é preciso redobrar a atenção na Ponte de Santa Cruz de Minas. Questionado sobre a falta de combustível, ele afirmou que em alguns postos foi verificado que já acabou.

Sair da versão mobile