Emboabas

Campanha da Fraternidade busca incentivar o diálogo neste ano

Foto: Reprodução

Todos os anos, durante a Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs desenvolvem a Campanha da Fraternidade. Para 2021, o tema é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. O objetivo é incentivar o diálogo como superação das polarizações e da violência.

O pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Padre Geraldo explica que o objetivo é colocar em prática a solidariedade: “Desde os anos 60, a Igreja no Brasil propõe a Campanha da Fraternidade ssa é uma forma de viver o terceiro aspecto quaresmal, que é da esmola, a necessidade de convertermos em relação à fraternidade”.


Com o dialogo, o que prevalece é o respeito acima das diferenças. Sobre o tema deste ano, Padre Geraldo comenta: “O diálogo é muito importante e necessário, e como esse tema é pertinente. Hoje em dia, não sabemos dialogar, se o outro pensa diferente, ele é visto como uma ameaça, um inimigo. Mas devemos nos sentar juntos e diante do ideal cristão, construir um mundo melhor”.

Essa é, inclusive, a quinta edição ecumênica da campanha, que congrega diversas denominações cristãs com o objetivo de valorizar as riquezas em comum entre as igrejas. Como gesto concreto, a campanha também arrecada fundos para projetos sociais relacionados ao tema de cada ano.

Sair da versão mobile