Depois de apresentar redução no ritmo de contágio pela Covid-19 por duas semanas seguidas, São João del-Rei retornou para a faixa de aceleração. A média móvel, em 24 de fevereiro, fechou em 12,3 casos registrados por dia, enquanto no dia 10, era de 8 casos. Isso aponta uma elevação de 54%. Os dados são do NEPE – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ.
A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. E a tendência de contágio é identificada comparando a média móvel atual com a registrada há 14 dias.
Entre 18 e 24 de fevereiro, 84 pessoas na cidade histórica foram infectadas. Já entre os dias 04 e 10, foram 56 novos casos.
São João del-Rei é a única cidade da microrregião que se encontra na faixa de aceleração. Por outro lado, 12 estão na zona de redução, são elas: Barroso, Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Dores de Campos, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes.
Já três registram estabilidade. Ou seja, não apresentaram redução nem aumento significativo no número de contaminados. São elas: Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas e São Vicente de Minas.
Vale destacar que Ibituruna está com o casos zerados e Coronel Xavier Chaves foi classificada como indefinida, pois não foi possível calcular matematicamente a média móvel atual com a de 14 dias atrás.