Emboabas

Dependência do álcool é doença, segundo Organização Mundial da Saúde

São João del-Rei conta com Alcoólicos Anônimo para ajudar dependentes.

O alcoolismo é considerado uma doença muito comum. São cerca de 2 milhões de casos por ano no Brasil. A Organização Mundial da Saúde considera como uma doença crônica caracterizada pelo consumo incontrolável de álcool e condicionada pela dependência.


A Doutora Tatiana Miranda, médica em comunidade da família e professora de medicina da UFSJ e UNIPTAN, explica sobre a dependência do álcool. “Cerca de 30% das pessoas, o uso do álcool pode se tornar abusivo e dependência. Não é medido por uma quantidade de bebida ou por um exame, mas sim pela forma que o álcool age na vida da pessoa. Ela tem compulsão pela bebida, um desejo forte e incontrolável de beber”, disse.


Neste mês de fevereiro, foi lembrado o Dia Nacional de Combate ao Álcool. Data que busca conscientizar sobre o consumo de bebidas alcoólicas e ainda reforçar a importância de ficar atento aos sinais da dependência, como a tolerância. “A tolerância está relacionada ao uso abusivo do álcool também, com o uso constante e frequente é preciso aumentar a quantidade para sentir os efeitos trazidos pela bebida”. Vale lembrar ainda que essa é uma questão social: “O uso da bebida alcoólica envolve aspectos sociais e culturais do nosso modo de viver, por isso precisamos considerar todo o contexto social”, esclarece.


A orientação para os dependentes é procurar ajuda médica. Em São João del-Rei, o Alcoólicos Anônimos fica na Rua Antônio Rocha, número 597. O contato também pode ser feito pelo telefone (32) 3371-1919.

Sair da versão mobile