A quarta-feira de Cinzas marcou o início da Quaresma para os católicos. Para os religiosos, esse é um tempo de penitência e oração mais intensa. Esse também é um período para se lembrar a mortalidade, refletindo sobre mudança de vida.
O Pároco da Basílica Nossa Senhora do Pilar, Padre Geraldo, explica que a quaresma é o tempo de se preparar para a grande festa pascal: “A Quaresma é a preparação para a Pascoa, que é a celebração litúrgica mais importante. Quarenta é um número simbólico e na Bíblia significa o tempo necessário de uma preparação”. Ele ainda conta que são três pilares fundamentais nesse período: a caridade, o jejum e a oração: “A Igreja nos indica para ajudar nessa preparação as três práticas. Devemos rezar todos os dias, mas a Quaresma é como se fosse um grande retiro espiritual. O jejum tem dois sentidos: que me torna mais disponível para Deus e a solidariedade. Que entra a terceira pratica quaresmal que é a esmola, a fraternidade”.
Já sobre o significado da cor roxa, ele ressalta que é um dos simbolismos deste momento: “A cor litúrgica é o roxo, não é tristeza, mas sim um chamado a conversão, a penitência. Usamos na Quaresma e no Advento – que é a preparação para o Natal, chamando para uma reflexão interior, uma maior introspecção” A Páscoa neste ano é celebrada no domingo, 4 de abril.