Emboabas

Bombeiro orienta sobre erros comuns que podem provocar acidentes com gás de cozinha

Foto: Reprodução

Recipiente muito comum de ser encontrado em casas e estabelecimentos, mas não por isso requer menos da nossa atenção. A utilização do gás de cozinha e a presença de botijões em locais fechados exige cuidados redobrados. Um pequeno vazamento em uma área transforma o botijão em uma bomba-relógio. Conversamos com o Cabo Giovanni, do 2° pelotão de Bombeiros Militares de São João del-Rei, sobre algumas recomendações de segurança quanto a utilização desse material. De início, o bombeiro reforçou que é preciso ter atenção quanto a integridade e validade das mangueiras de gás. “Tanto a válvula que você conecta no botijão, quanto a mangueira de gás que conecta o botijão no fogão, tem prazo de validade. Deve ser um equipamento recomendado com o selo do Inmetro e ele tem um prazo de validade de 5 anos. Então, venceu esse prazo de validade, tem que fazer a troca.”

O Bombeiro militar orientou que não devem ser feitas trocas entre botijões com algum fogaréu próximo. “Jamais trocar o botijão com algum fogareiro aceso. Caso que já aconteceu em São João del-Rei, uma lanchonete que tinha mais de um botijão de gás, a pessoa foi fazer a troca com o fogareiro do outro botijão ligado, no momento da troca gerou um vazamento e tinha uma chama próxima. O gás fica dentro do recipiente, quando tem o vazamento, ele sai com muita pressão. Se tiver alguma fagulha próxima, você vai ter dentro da sua casa um lança chamas. Então, não fazer a troca do botijão se tiver um fogareiro aceso.”

Cabo Giovanni também recomenda que, se possível, a pessoa coloque o botijão de gás do lado de fora da residência. Guardando dessa forma, se acontecer algum vazamento, o gás não vai acumular dentro dos cômodos. Mas caso o vazamento aconteça, o bombeiro orientou sobre a forma certa de proceder. “Chegou em casa, percebeu que está com o cheiro forte de gás, não liga a luz ou qualquer outra coisa, se possível desligue o relógio. Abra toda residência, abra janelas, portas e o que for possível para ventilar. Depois, verifique onde está o vazamento. Se for possível, desligue e tire o botijão de dentro de casa. Jamais ligue qualquer chama, não ligue a luz elétrica, porque pode gerar uma fagulha e levar a um incêndio.”

Caso o cidadão perceba o risco de um acidente, é recomendado acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros.  O número de emergência é o 193.

Sair da versão mobile