Emboabas

Secretaria de Saúde de SJDR emite ofício sobre público que está sendo vacinado contra covid-19 na cidade

Foto: Secretaria Municipal de Saúde de SJDR

São João del-Rei já recebeu doses de vacinas contra a Covid-19. Na primeira remessa, que chegou no dia 19 de janeiro, foram 4244 doses suficientes para imunizar 2122 pessoas. Já na segunda remessa, no dia 01 de fevereiro, chegaram à cidade 1658 doses, sendo 628 Coronavac e 1.030 AstraZeneca, suficientes para vacinar 1344 pessoas. E por fim, em um terceiro lote no dia 12 de fevereiro, chegaram à cidade 1492 doses da vacina Coronavac, para a imunização de 746 pessoas. Portanto, os imunizantes são suficientes para atender a 4.212 pessoas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o quantitativo de doses estão sendo aplicados em idosos maiores ou igual 60 anos residentes em instituições de longa permanência. Pessoas com deficiência maiores de 18 anos residentes em casas inclusivas e idosos acima de 90 anos.

Médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, bioquímicos, profissionais técnicos de laboratórios, radiologistas de clínicas de radiologia oral, farmacêuticos, motorista do serviço de saúde, trabalhadores da Atenção Primária, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, secretarias de consultórios médicos e auxiliares de serviços gerais de clinicas que atuam todos dias, no mínimo 40 horas semanais.

Também estão sendo vacinados, assistentes Sociais de clínicas de atendimento médico que mantiveram atividades durante a pandemia, por ser considerado serviço essencial, doulas, balconistas e caixas de farmácias. Secretários de consultórios médicos que realizam atendimentos de pacientes.

Outro grupo que foi incluído na vacinação foi o de cuidadores de idosos ou técnicos de enfermagem e auxiliares. Para esse grupo é preciso apresentação da carteira de trabalho comprovando função, além de uma declaração do empregador descrevendo idade e o endereço do idoso. Filhos e parentes não são considerados cuidador de idosos.

Todos os profissionais de saúde devem apresentar uma série de documentação para comprovar vínculo empregatício. Alvará Sanitário do local de trabalho, carteirinha do conselho, cartão SUS, documento com foto, documento que comprova vínculo de trabalho: carteira de trabalho/contracheque atualizado, comprovante de residência e cartão de vacina.

A secretaria ainda destacou que, mediante o recebimento das vacinas em frascos de 10 doses, que após abertos têm um prazo de validade entre 6 a 8 horas, as unidades de saúde estarão realizando agendamento/abertura do frasco. Caso não haja na fila, número suficiente de profissionais, os frascos não serão abertos até completar o número de profissionais necessários.

Sair da versão mobile