Por volta das vinte e duas horas, na noite de terça-feira, dia 16, uma das guarnições da 189ª Companhia de Polícia Militar em serviço, foi empenhada pela central de operações a comparecer em uma residência no loteamento do Lombão, em São João del-Rei. Denúncia dava conta de que no endereço, um cidadão estaria chutando o portão de uma casa.
Ali chegando, os militares fizeram contato com o proprietário do imóvel. O mesmo relatou que seu filho, G.S.C, de 39 anos, havia chegado bêbado em casa e como não conseguiu abrir o portão de entrada, passou a chutá-lo. Disse que após abrir o portão, seu filho entrou em casa e foi para o quarto dormir.
Ao fazer consulta ao sistema de informações de segurança pública, os militares verificaram que contra G.S.C havia um mandado de prisão em aberto. Entraram então no imóvel e abordaram o autor. Após acordá-lo, o cientificaram do teor do mandado e lhe deram voz de prisão.
Foi ele levado até a delegacia de polícia civil onde devidamente foi pelos militares qualificado em boletim de ocorrência. Em seguida, foi colocado à disposição da autoridade policial de plantão. Passou pelos tramites pertinentes e em seguida levados por investigadores para a cadeia em Resende Costa ali ficando à disposição do poder judiciário.