Na tarde de domingo, dia 14 de fevereiro, por volta das dezesseis horas, policiais militares receberam denúncia de que um indivíduo teria sido visto em posse de uma arma de fogo. O mesmo, estaria fazendo ameaças de morte a uma pessoa moradora próximo da casa dele, nas Águas Férreas.
Assim sendo, de posse de um mandado de busca e apreensão expedido pela segunda vara criminal e de execuções penais da Comarca de São João del-Rei, uma das guarnições em serviço foi deslocada até a residência do denunciado nas Águas Férreas.
Ali chegando, foi feito contato com o cidadão, identificado como sendo C.V.S, de 36 anos. Na presença de seu pai e sua irmã, foi ele cientificado do teor do mandado. Perguntado se possuía algo ilícito em sua casa, respondeu ele que não.
Iniciada as buscas, no interior da geladeira foi localizado um invólucro com uma porção de maconha, o autor disse até ter se esquecido da mesma e que ela era para consumo pessoal.
Já em um lote ao lado da casa junto a uma bananeira, foi localizado, escondido dentro de um tubo de PVC, um Revólver Rossi calibre 38, com onze munições intactas de mesmo calibre.
Indagado novamente, C.V.S disse que a arma não lhe pertencia. Disse também que o terreno é de fácil acesso por qualquer pessoa que pode tê-la escondido naquele local.
Diante dos fatos, foi ele, juntamente com a porção de maconha e a arma de fogo recolhidas, levado até a delegacia de polícia civil.
Ali, o boletim de ocorrência foi devidamente registrado e quanto a porção de maconha para consumo próprio, o autor assinou o termo circunstanciado de compromisso de comparecimento para audiência perante o poder judiciário. Quanto ao revólver, foi ele colocado à disposição da autoridade policial de plantão para ser ouvido e dar mais explicações sobre o mesmo.