Emboabas

Pessoas que tomarem vacina contra covid-19 precisam aguardar período para doar sangue

Foto: Reprodução

Durante toda a pandemia da covid-19, a Fundação Hemominas está com os estoques de sangue em baixa e por isso convoca todos os doadores, mas com um alerta: as pessoas que estão sendo imunizadas contra a covid-19 precisam se programar para fazer a doação antes de tomar a vacina, já que após a aplicação é preciso esperar um período para estar novamente apto. 

A coordenadora do setor em São João del-Rei, Beth Silva, fala sobre o prazo estipulado para a vacinação após tomar a vacina. “As pessoas que estão sendo vacinadas contra a Covid-19, existem duas alternativas. Se eles receberam a AstraZeneca da Fiocruz, são 7 dias após a aplicação para fazer a doação de sangue. Agora, se foi a CoronaVac, da SinoVac e do Butantan, são apenas 48 horas para fazer a doação. A gente alerta as pessoas que vão ser vacinadas e queiram doar sangue, que façam a doação antes de ser vacinados.”

Outra recomendação é que a pessoa leve o cartão de vacina no dia da doação. “A gente pede as pessoas que forem doar sangue e foram vacinadas, que leve seu cartão de vacinas. Não é obrigatório, é uma recomendação. Porque se ela não tem como dizer o tipo de vacina que ela tomou, ela vai ter que esperar 7 dias para fazer a doação, se não tiver certeza da vacina que foi aplicada. Então, essa é a recomendação que a gente tem no Hemominas quanto a questão da aplicação da vacina.”  

A doação é feita mediante agendamento, para evitar aglomerações. A marcação pode ser feita pelo site do Hemominas e pelo telefone 3322 2915. O Hemominas atende nas segundas-feiras das 13h30 às 17h e de terça a sexta, de 7h30 às 11h30.

Sair da versão mobile