As cirurgias eletivas, ou seja que não são de caráter emergencial, estão suspensas em todo o estado de Minas Gerais. A suspensão, válida por 15 dias, é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. Na última semana, Minas registrou aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19, segundo o governo. A medida será válida para as redes pública e privada (contratada e conveniada com o SUS). Há exceção para pacientes cardíacos ou oncológicos com maior gravidade. Essa avaliação fica a cargo do médico especialista, que deve atestar se o atraso na cirurgia apresenta risco de o paciente morrer.
Também foi decidido que a macrorregião Centro Sul, da qual a micro de São João del-Rei faz parte, continua na onda amarela do Programa Estadual Minas Consciente. Vale lembrar que o programa estadual está em sua terceira fase e todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas. A permanência na onda amarela do Programa Minas Consciente é justificada pela redução de casos de Covid-19 na região nas últimas semanas. Tendência que também foi apresentada em São João del-Rei.
Com a diminuição dos casos e o avanço de ondas, a população questionou se realmente os casos diminuíram, ou se menos testes estavam sendo aplicados em casos notificados. De acordo com os dados oficiais do município, entre 01 e 16 de fevereiro, foram registradas 694 notificações, sendo que 341 foram descartados e 187 foram confirmados. Em porcentagem, o município testou 76% dos casos notificados. O número de testagens no período é maior do que o registrado durante toda a pandemia, das 10.314 notificações registradas desde o início da pandemia, 7315 passaram por testes, o que representa cerca de 71% de testagens. Em fevereiro, dos casos testados, 35% foram positivo e 65% negativados. Já ao longo da pandemia, do total de testes realizados, 58% foram negativados e 42% testaram positivo.