Emboabas

Sem desfiles nas ruas em 2021, bloco Gato de Botas planta semente para Carnaval 2022

Bloco Gato de Botas carnaval 2020 – Foto: Arquivo Emboabas

Foi uma ideia que surgiu ainda na adolescência, mas que perdura por 16 anos: o Bloco Gato de Botas que reúne milhares de pessoas no pré-carnaval de São João del-Rei. Em 2021, o bloco completou 16 anos, Paulo Bastoni fundador do bloco relembra a trajetória. “O gato de botas faria em 2021, 16 anos. A gente não está na avenida, mas o bloco fez 16 anos. A gente começou com uma ideia de amigos de colégio. A gente quis sair, fazer um bloco de rua e foi um barato. Aos poucos a gente foi crescendo junto com o bloco, que hoje é uma das nossas maiores paixões.”

Para 2021, a organização se inspirou no samba enredo da Mangueira no ano de 2003. “Quem plantar a paz, vai colher amor. Um grito forte de liberdade, na estação primeira ecoou!”

E o Gato de Botas saiu a rua, mas dessa vez sozinho, para distribuir entre foliões e apoiadores a semente para o carnaval 2022. Paulo comenta sobre a ideia. “Plantar essa semente, é tudo que a gente pode fazer agora. Não é hora de forçar, não é hora de fazer carnaval como a gente gosta. Então, foi uma iniciativa de estar perto das pessoas que estão sempre com a gente e é um prazer ver que isso foi tão bem aceito, e hoje está tendo essa repercussão toda, é muito legal.”

Sobre a expectativa para o próximo ano, Paulo brinca com o fato das ruas estarem cheias novamente. “Espero muita gente maluca na rua, fazendo coisas que não fariam. Estou brincando. Eu acho que será um ano ímpar, vai ser uma coisa como no carnaval de 19, quando todo mundo ficou parado por causa de uma pandemia e depois saiu para as ruas, vai ser ímpar mesmo.”

Como é de conhecimento da sabedoria popular: quem planta colhe, e a todos que plantaram a semente do Carnaval 2021, aguardam ansiosamente os frutos que virão: um carnaval que promete em 2022. 

Sair da versão mobile