Quando João Miguel segura o cavaquinho, não tem outra; é samba no pé. Apaixonado pelo carnaval, João Miguel Kavaquinista há tempos contagia pela música. Para ele, uma forma de dar à vida mais alegria. Tocar durante a maior festa do país, então, é um momento de êxtase. Mas, neste ano, o que fica é a saudade. “O carnaval traz uma falta muito grande, porque a gente está sempre envolvido no meio do samba, dos blocos e da folia. Geralmente, o carnaval começa para a gente uma ou duas semanas antes. Então, é um vazio que a gente sente. Mas, por outro lado, a gente entende perfeitamente porque infelizmente estamos vivendo essa situação do Coronavírus.” Significa que a magia carnavalesca foi apagada? Nada disso, pelo contrário. O músico aproveitou para homenagear os grandes nomes do carnaval são-joanense. A cada dia da folia, a trajetória de uma personalidade é relembrada por meio do samba. “Em primeiro lugar, o Dermeval que é jornalista e folião da nossa cidade. ‘Até logo, Dedé, está no meu coração. Sua imagem está na memória da antiga São João. Para você, Dermeval…’. Em segundo lugar, o Sabará, que foi um grande presidente e carnavalesco aqui do São Geraldo. Em terceiro lugar estar homenageando o Quati, grande carnavalesco, artesão e criador do bloco Recordar é Viver. Em quarto lugar, vou estar homenageando o grande Ginego, carnavalesco e criador do bloco Depois Eu Digo, dentro outros.”
E é assim que, mesmo com as ruas históricas vazias, o carnaval 2021 vai ficar marcado. E para o ano que vem, a expectativa é que aconteça a maior festa do reencontro. “Eu acho que a expectativa é maior. Pedir para papai do céu nos abençoar, nos dando bastante vida e saúde para que a gente chegue ileso em 2022, com bastante força e vitalidade, para que a gente aproveite tudo que não aproveitamos neste carnaval. Colocar novos projetos em pauta e cantar muitas músicas que não foram cantadas neste ano.”
Para conferir as homenagens aos sambistas de São João del-Rei, acesse João Miguel Kavaquinista – Kavaquinista com K – pelo Instagram e YouTube.