A tradição das escolas de samba em São João del-Rei é um dos retratos da cultura carnavalesca de Minas Gerais. Apesar da certeza de que o cancelamento dessa festa tão tradicional em nosso país é a medida correta a ser feita neste momento, o sentimento de vazio toma conta daqueles que dedicam a vida para o carnaval. Esse vai ser o primeiro ano em que as escolas não vão desfilar na avenida. Também o primeiro ano que carnavalescos, intérpretes, foliões e músicos interrompem a tradição pessoal e profissional de ir para as ruas celebrar e também trabalhar. Para entender o que representa a falta do carnaval para os membros da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, a AESBRA, conversamos com o presidente Alan Rios. “Infelizmente, esse ano foi um ano atípico. Há mais de 20 e poucos anos no carnaval, quase 27 anos no carnaval de São João del-Rei, sempre participando das escolas de samba, dos blocos, nesses últimos anos como presidente da AESBRA. A gente sente demais, muito mesmo, quem gosta. Nós tivemos uma vida inteira no carnaval. Minha família sempre foi carnavalesca, os amigos eram carnavalescos, eu interpretando samba, fui mestre de bateria. Então, uma vida inteira dentro do carnaval de São João del-Rei. Realmente, dói demais, é uma saudade e uma falta que faz muito grande.”
Alan explica que para os envolvidos com o carnaval, a festa começa muito antes de fevereiro e que por isso, o sentimento de vazio é ainda maior. “O carnaval em si para nós não são apenas os 4 dias. O carnaval para nós, acontece há mais de dois meses. É aquela correria que preenche a gente, de estar revendo amigos, aquele vai e vem organizando fantasia, organizando carro alegórico, organizando a própria estrutura do carnaval.”
Apesar da tristeza, o presidente da AESBRA afirma estar otimista para o próximo ano e espera promover uma festa maravilhosa. “Se Deus quiser, em 2022 vamos estar aí com força total. Se Deus assim permitir e a gente estiver com saúde e com força para trabalhar. Se depender de mim e das nossas escolas de samba, nós vamos estar incumbidos para fazer um carnaval maravilhoso.”
Para quem conta os dias para o próximo Carnaval, em 2022, a folia está marcada para começar dia 25 de fevereiro.