Com o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil muitas questões têm sido levantadas. Entre as dúvidas mais comuns, uma pergunta é bastante recorrente: quem já foi infectado pela Covid-19 vai precisar ser vacinado? A orientação de cientistas e médicos é que sim, deve tomar o imunizante. Quem fala é o acadêmico de medicina e membro do Projeto Eu Como Cultura Vinicius Resende: “Os especialistas informam que a taxa de reinfecção é baixa, mas não podemos contar com a sorte, deve tomar sim a vacina de acordo com o nosso calendário de vacinação que é um dos melhores do mundo, feito pelo SUS de forma gratuita”.
Os especialistas afirmam que, como a doença é nova, as pesquisas ainda não conseguem definir com exatidão o tempo de permanência dos anticorpos no sistema imunológico de pessoas que já foram infectadas. Por isso, a vacinação é importante.
A vacina só não será aplicada em menores de 18 anos, gestantes e ou em mulheres que acabaram de dar à luz, porque as doses não foram estudadas nesse público. Outro grupo que não deverá ser vacinado é de quem tem histórico de alergias severas. “Crianças, gestantes e quem tem o histórico de alergia à alimentos ou medicamentos no momento não devem tomar a vacina”. Vale lembrar ainda que para a Organização Mundial da Saúde todas as vacinas que passaram pelo estágio três de testes com sucesso são seguras.