No início da tarde de quarta-feira, dia 10, uma das guarnições da 189ª Companhia de Policia Militar em serviço, foi empenhada em comparecer na APAC Masculina, na Vila Brasil, em São João del-Rei, onde teria ocorrido a fuga de um dos detentos.
No local, foi feito contato com o solicitante, inspetor de segurança daquela unidade prisional. Ele relatou que havia saído para almoçar por volta das onze e meia, e que ao retornar cerca de uma hora depois, deparou com um dos vidros da porta de entrada da APAC quebrado. Ao entrar no prédio, verificou que o preso R.F, de 26 anos, havia danificado a grade que fica na parte superior da cela e não se encontrava mais no local.
Ainda segundo o solicitante, o fugitivo havia participado de uma audiência mais cedo junto ao poder judiciário e ao retornar estava muito nervoso por ter ficado sabendo que teria de cumprir mais alguns dias no Regime Fechado, possivelmente o motivo de sua fuga.
De imediato, as características e possível endereço do autor foram repassados às demais guarnições em serviço para rastreamento. Contudo, não havia sido ele localizado até o final da tarde de ontem. O boletim de ocorrência foi então registrado, encaminhado à delegacia de polícia civil para os tramites pertinentes e posterior encaminhamento ao poder judiciário.