A UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei afirmou, por meio de nota, que segue empenhada em estudar protocolos para uma futura retomada das atividades presenciais. O reitor da Instituição, Marcelo Pereira de Andrade, destacou que vai ser um trabalho cauteloso e com participação democrática. Também que esses estudos não significam, de forma alguma, que a Universidade esteja defendendo a volta de todos os trabalhos presenciais neste momento.
A retomada vai ser gradual, conforme já definido pelo Conselho Universitário, respeitando o protocolo de biossegurança. Este é um documento que está em fase de elaboração pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, desde julho de 2020. A presidente do Comitê e vice-reitora, Rosy Maciel, explica que o protocolo traz um plano amplo, baseado nas normativas colocadas pelas instituições de saúde, e é dividido em várias fases. São elas: ações iniciais prévias; etapas do retorno do ensino presencial; monitoramento das atividades presenciais; orientações específicas de isolamento em caso de sintomas ou contato com pessoa suspeita de Covid-19; e protocolos sanitários para o retorno presencial.
Na última semana, o planejamento técnico do documento foi apresentado em reunião. Agora, vai ser debatido com a participação de toda a comunidade acadêmica, além de especialistas, como médicos infectologistas, virologistas e epidemiologistas. A UFSJ relembrou que está trabalhando na construção dessas medidas sanitárias, pois recentemente recebeu pedido de retomada das aulas práticas profissionais.