A Secretaria de Saúde emitiu nota sobre o cadastramento de profissionais de educação física para conhecimento do perfil. O órgão reafirmou que, no momento, está sendo feito apenas um levantamento do número de profissionais de educação física, mas não há previsão de vacinação dos profissionais. Essa demanda ocorre porque os trabalhadores da área, que estão em atividade, mantém contato direto com outras pessoas, inclusive com as do grupo de risco para a Covid-19. E o estado ainda não liberou a vacinação para os idosos, motivo pelo qual o município não iniciou a aplicação. Todo o quantitativo dos imunizantes enviado ao município está sendo aplicado em profissionais da área de saúde e idosos que estão em instituições de longa permanência, como foi o caso dos idosos do Albergue Santo Antônio e Fraternidade, que já estão vacinados. Aguardando novas orientações. Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O LEVANTAMENTO DE EDUCADORES FÍSICOS
A Secretaria Municipal de Saúde vem informar que o levantamento da relação de academias e de seus profissionais educadores físicos está ocorrendo para conhecimento dos números deste serviço no município, haja vista que eles prestam serviços a pessoas idosas, obesas e com sobrepeso, diabéticos, hipertensos e outros que possuem como prescrição médica atividades físicas, sendo muitas delas realizadas dentro dos ambientes das academias. Considerando as comorbidades citadas acima como fatores significativos nas complicações pelo COVID-19 no caso de adoecimento pela doença, o objetivo desta secretaria é levantar quantas são as academias da cidade e quantos educadores físicos atuam nas mesmas para conhecimento prévio deste perfil. Vale ressaltar que tais profissionais não estão entre os grupos prioritários pela secretaria de saúde, mas pelo alto número de contato que estes educadores físicos tem com outras pessoas este profissional uma vez contaminado possui significativa probabilidade de transmitir o vírus para outras pessoas, inclusive as do grupo de risco para COVID-19.
Sendo assim, este levantamento não dá direito a vacinação, mas permite conhecer no município a relação destes órgãos servindo inclusive de fonte de contato com as academias e possíveis orientações às mesmas. Reforçando, não existe previsão de vacinação deste público no momento.
Levantamento semelhante a este está acontecendo com idosos acamados que, embora não termos ainda uma data prevista para vaciná-los, está sendo realizado para entendimento desta relação de forma antecipada e assim que seja autorizada a vacinação para este grupo possamos iniciar esta etapa seguindo as determinações doestado. Este público (idosos) está elencado como prioridade a ser vacinado, estratificado por faixa etária, porém aguardando autorização do estado.O Município segue as diretrizes Estaduais de vacinação.
São João del-Rei, 03 de fevereiro de 2021.