Por volta das sete horas na manhã de quarta-feira, dia 4 de fevereiro, policiais militares foram empenhados a se deslocarem até o bairro Recanto da Serra, em Tiradentes. Denúncia dava conta que no endereço teria ocorrido um furto.
Chegando ao local, fizeram contato com o solicitante. O mesmo relatou que minutos antes, havia chegado no lugar para dar início aos trabalhos de pedreiro em uma obra. Ele disse ter deixado sua motocicleta, uma Yamaha XTZ 150 de cor laranja, estacionada em um terreno próximo ao local de trabalho, com a chave na ignição. Pouco depois, escutou a motocicleta sendo ligada. Ao sair para ver do que se tratava, percebeu que um indivíduo veio a furtar a mesma, seguindo em direção à Santa Cruz de Minas.
De imediato, as características e modelo da motocicleta foram repassados às guarnições em serviço e as unidades da polícia militar das cidades vizinhas. Por volta das dez horas da manhã daquele mesmo dia, militares de uma das guarnições do 38º Batalhão, em patrulhamento pelo bairro do Araçá, em São João del-Rei, ao transitarem pela Rua Henrique José dos Santos, depararam com a motocicleta furtada estacionada naquela via pública.
Fizeram contato com populares e acabaram por descobrir que foi o indivíduo que ali a estacionou. Conhecedores do mesmo, realizaram rastreamento pela região, na tentativa de o localizarem, porém sem êxito.
Assim sendo, o serviço de reboque foi acionado, recolheu a motocicleta ao pátio credenciado para veículos apreendidos, para passar por perícia técnica e posteriormente ficar à disposição de seu proprietário.