O pré Carnaval e o Carnaval 2021 foram cancelados oficialmente pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Entretanto, mesmo com a festa cancelada, o município terá ponto facultativo para os servidores da cidade nos dias, 15, 16 e 17 de fevereiro, segunda-feira e terça-feira de Carnaval e quarta-feira de Cinzas.
A norma não vale para os serviços essenciais. O decreto não se aplica as escolas municipais, que dispõem de Calendário próprio, nem a UPA por se tratar de serviço essencial de atendimento de urgência e emergência e nem ao Posto de Saúde de Matosinhos, referência nos casos da Covid-19 e nem a Guarda Municipal. Já DAMAE, Obras e Defesa Civil deverão ter plantão para urgências. O documento é datado de 27 de janeiro de 2021 e foi publicado no Diário Oficial da cidade na quarta-feira, 3 de fevereiro.
Já no caso dos servidores do Estado de Minas Gerais, não haverá ponto facultativo e o funcionamento será normal. Inclusive, a orientação estadual para as prefeituras é que a folga fosse cancelada. Bem como não autorizar o fechamento de ruas, praças e congêneres para fins festivos; cancelar eventuais celebrações cívicas municipais; implementar, durante o Carnaval, as medidas de segurança próprias para a onda vermelha, independentemente da fase que se encontra no Minas Consciente e suspender a realização de qualquer evento, público ou privado.
Em relação aos serviços bancários, não haverá atendimento ao público nos dias 15 e 16 de fevereiro. A população deve utilizar caixas eletrônicos e aplicativos de celular, se for preciso.