Por causa da pandemia da Covid-19, neste ano a tradicional distribuição de senhas para matrícula no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier acontece online. Apesar de ter migrado para o formato digital, o cronograma segue a ordem já estabelecida em edições anteriores. O calendário é: crianças de 6 a 9 anos no dia 8 de fevereiro; 9 de fevereiro estudantes da rede estadual; 10 de fevereiro para estudantes da rede municipal; 11 de fevereiro para a rede privada e no dia 12 demais interessados.
O diretor do conservatório Mauro Santos comenta sobre a decisão, que busca evitar aglomerações e o contágio da Covid-19: “A senha era distribuída por ordem de chegada presencialmente e depois a matricula era feita presencialmente com o horário marcado. Agora, preferimos não ter nenhum tipo de aglomeração. A pessoa vai retirar a senha de matrícula pelo site do Conservatório”. Todo o processo acontece pelo site www.conservatoriosjdr.com.br. Posteriormente, o interessado ou responsável vai apenas entregar os documentos presencialmente. Vale lembrar que não há limite de idade e todos podem aprender um instrumento no conservatório.
As aulas têm sido realizadas no formato remoto, a fim de garantir a segurança de professores e alunos. “A partir de 18 de março de 2020, as aulas foram interrompidas e tivemos que mudar o Conservatório para ensinar o instrumento de forma remota. Foi um grande desafio, mas desenvolvemos essa plataforma na qual o aluno tem a aula remota com o professor e através de chat, tirar as dúvidas com a equipe de plantão”. Para esclarecer dúvidas, entre em contato pelo telefone (32) 3371-7672.