Emboabas

Após cinco dias na onda amarela, estado orienta que microrregião de SJDR retorne a onda vermelha

Foto: Reprodução

O Comitê Extraordinário Covid-19, responsável por monitorar a situação da pandemia da covid-19 no estado, orientou que a microrregião de São João del-Rei retorne para a onda vermelha do Programa Estadual Minas Consciente. A decisão foi tomada em reunião realizada na quarta-feira, dia 03 de fevereiro.
Na última sexta-feira, 29 de janeiro, São João del-Rei avançou para a Onda Amarela do Programa, após orientação do Comitê. No entanto, a Macrorregião Centro-Sul, da qual a micro de São João del-Rei faz parte, foi orientada a seguir na Onda Vermelha, quando há divergência entre as duas orientações, cabe ao executivo municipal decidir. A decisão da prefeitura municipal de São João del-Rei foi de avançar para a Onda Amarela, assim como as cidades de Tiradentes e Santa Cruz de Minas.
O programa está em sua terceira versão, e o estado definiu que todas as atividades são permitidas nas três ondas. Desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas. Portanto, todos os segmentos econômicos, como comércio, eventos, academias, restaurantes e bares, podem continuar funcionando. O que muda são as restrições e normas. Por exemplo, na Onda Vermelha eventos podem ser realizados com até 30 pessoas e distanciamento de 3 metros, além de 10 metros quadrados por pessoa. Na Onda Amarela, eventos podem receber até 100 pessoas, com uma distância respeitada de 1,5 metro e a capacidade é de uma pessoa a cada 4 metros quadrados.
A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a Secretaria de Governo do município de São João del-Rei para saber sobre a regressão de onda, mas até o fechamento desta reportagem não havia sido informada sobre a publicação do decreto com a determinação.

Sair da versão mobile