O período de matrículas para a rede pública estadual de ensino de Minas Gerais já começou. O prazo para efetivar a matrícula dos candidatos inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula, o SUCEM, vai até o dia 12 de fevereiro. Para garantir a vaga dos alunos, os pais, responsáveis ou o próprio aluno maior de 18 anos, deve levar toda documentação presencialmente na escola para qual foram indicados.
A apresentação de alguns documentos originais e em cópias, é indispensável na hora da confirmação. Sendo eles o documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno. O CPF do aluno maior de idade, no caso aluno menor de idade, é necessária a apresentação de documento de identidade e do CPF de um dos pais ou responsáveis. Também é preciso levar um comprovante de residência. Caso o aluno seja declarado público da Educação Especial, é necessária a apresentação do documento médico. É indispensável apresentar o Histórico Escolar ou a Declaração de Transferência.
Se a matrícula da rede estadual não for confirmada até o dia 12 de fevereiro, na escola de encaminhamento, a vaga destinada a esse estudante será disponibilizada como vaga remanescente. Com isso, o estudante deverá se inscrever novamente para concorrer a outra vaga. Lembrando que a matrícula só pode ser feita depois do cadastramento escolar. Se você não fez o cadastro no SUCEM, mas gostaria de matricular o seu filho em uma escola estadual, será preciso realizar a inscrição do aluno no processo das vagas remanescentes, pelo SUCEM, a partir do dia 25 de fevereiro.
Para mais informações, acesse: www2.educacao.mg.gov.br