Emboabas

Secretaria de Saúde de SJDR reforça importância de agendamento para vacinação contra covid-19; profissionais de saúde têm até o dia 08 de fevereiro para se vacinarem

Servidor da Fiocruz prepara vacina de Oxford/AstraZeneca para a primeira aplicação no Brasil.

Vacinação de profissionais da saúde no Hospital Nossa Senhora das Mercês – Foto: Bárbara Morais

São João del-Rei recebeu mais 1.344 doses de vacinas contra a Covid-19 na segunda-feira, dia 01 de fevereiro. Vale reforçar que as doses recebidas no primeiro lote, dia 19 de janeiro, estão sendo aplicadas em 2.122 pessoas. Assim, a cidade pode vacinar, somando a primeira remessa do dia 19 de janeiro e essa segunda remessa, 3.466 pessoas. Nesse momento, estão sendo vacinados profissionais de saúde que estão em atuação e idosos que estão em instituições de longa permanência, como os idosos do Albergue Santo Antônio que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.

No primeiro momento, os profissionais de saúde estavam sendo vacinados nas próprias unidades de saúde que prestam serviço, agora os trabalhadores precisam procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber a vacina. É preciso realizar um agendamento, uma estratégia para evitar um possível desperdício das doses que tem um tempo limite para serem aplicadas, como explica a coordenadora do setor epidemiológico, Eliene Freitas. “As vacinas que estamos recebendo são vacinas multidoses, ou seja, mais de uma vacina por frasco. E depois de aberto, as vacinas tem duração de seis a oito horas. Por isso, o município está solicitando que os profissionais de saúde façam o cadastro para receberam a vacina em horário marcado. Todas as salas de vacinas do município estão com doses disponíveis, Eliene explica a logística adotada pelos locais. A gente precisa desse cadastro, e se marcar para vacinar seja fiel e compareça. Mas se a minha equipe é de 10 profissionais de saúde contemplados nesse momento, eu posso ir até o posto de saúde com minha equipe para ser vacinada, o que não pode é abrir um frasco de 10 doses, vacinar uma pessoa e desperdiçar nove doses”, explica Eliene.

Profissionais de saúde devem comparecer para agendar a vacinação com documento pessoal, registro profissional e comprovante de trabalho. “Por exemplo, a gente vai ter muito farmacêutico que tem o registro da profissão, mas não estão desempenhando a profissão nesse momento. Por isso, precisamos do registro profissional e da comprovação de trabalho no momento e assim vamos garantir assistência de quem está na atividade”, reforça Eliene.

A vacinação ficará disponível para os trabalhadores na área de saúde até o dia 08 de fevereiro, a partir desse dia, a Secretaria de Saúde vai analisar qual será o próximo público a ser vacinado, de acordo com determinações do estado. Apesar dos idosos ainda não serem contemplados no momento, a orientação da Secretaria de Saúde é que famílias façam o cadastro dos idosos acamados para futura vacinação, ainda sem data definida.  O cadastro deve ser feito na unidade de saúde mais próximo da casa do idoso.

Sair da versão mobile