São João del-Rei já recebeu imunizantes contra a covid-19 suficientes para vacinar 3.466 pessoas. Com dois lotes vindos da Secretaria Estadual de Saúde, a expectativa é que profissionais de saúde que atuam no município, e idosos que estão em instituições de longa permanência sejam vacinados com o quantitativo de doses disponíveis na cidade. O próximo público a receber as doses deve ser o dos idosos, ainda sem faixa etária definida.
A coordenadora do setor epidemiológico, Eliene Freitas, fala sobre uma próxima fase, ainda sem data definida para começar, por depender da chegada de mais doses dos imunizantes contra a doença. “Embora, talvez não esteja esgotada a questão da vacinação dos trabalhadores da área de saúde, esperamos que iniciemos a vacinação do idoso, principalmente aqueles de mais longa idade, de uma forma precoce”.
Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde está orientando que responsáveis procurem as unidades de saúde mais próximas das residências do idosos acamado para fazer um cadastro para a vacinação. Eliene reforça que nesse momento será feito apenas o cadastro. “Durante essa semana, estamos orientando que um responsável pelo idoso acamado procure a unidade de saúde mais próxima da residência do idoso para fazer um cadastro. Mas não é o caso dos idosos que as vezes não saí na rua, mas anda dentro de casa. Nesses casos, o idoso pode ser colocado dentro de um carro e ser vacinado dentro do veículo no posto de saúde, quando for o momento. É apenas para idosos acamados para que receba a vacina em casa, quando for o momento”.
O levantamento vai ser usado para que a secretaria de saúde possa realizar a vacinação nas casas dos idosos, quando houver imunizantes para o processo. Reforçando que nesse momento estão sendo feitos apenas o cadastro, a vacinação para idosos ainda não tem data definida para começar em São João del-Rei.