Emboabas

Secretário de Cultura relata desafios do setor durante pandemia

Cadastro da Lei Aldir Blanc segue aberto até o dia 15
Secretario destaca importância da Lei Aldir Blanc.
Foto: Reprodução

Com a pandemia da Covid-19, desde março de 2020, eventos foram suspensos, cancelados ou migraram para o formato digital. O Secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Fróis, comenta sobre os desafios desse setor durante o momento. “Estamos vendo os projetos que estão pretendes, planejando para o segundo semestre de 2021. Estamos com dificuldades, assim como o setor de turismo e cultura, pousadas e restaurantes com o fluxo bem reduzido para não haver aglomeração. Toda a reinvenção estamos fazendo também na Secretaria”, afirma.


Para minimizar os prejuízos e também disponibilizar o acesso à arte neste momento, o Governo Federal lançou o auxílio da Lei Aldir Blanc. Profissionais da cultura receberam o benefício e produziram conteúdos culturais. O secretário também esclarece qual o impacto do auxílio na cidade. “Conseguimos atender quase 100% daqueles que propuseram, os que não conseguiram foram por questões jurídicas. Abrimos diversas lives e conversamos muito com os artistas”.


Em decreto publicado em 28 de janeiro, o carnaval e pré carnaval de São João del-Rei foram oficialmente cancelados. Entretanto, a data será ponto facultativo para os servidores municipais, como adiantou o secretário: “A notícia já era prevista e acertada para o momento. Estamos discutindo uma formatação para que a data não passe em branco”. Vale destacar que no dia 27 de janeiro, foi lançada a terceira versão do Programa Minas Consciente. Agora, cidades que fazem parte do Minas Consciente vão poder realizar eventos. A capacidade é restrita a 30 pessoas na etapa mais restritiva, 100 na Onda Amarela e pode chegar a 250 pessoas na Onda Verde. Além disso, deve ser respeitada a metragem de uma pessoa a cada 10 metros quadrados na Onda Vermelha ou a cada 4 metros quadrados nas demais. 

Sair da versão mobile