Emboabas

Mostra de Cinema virtual provoca impactos no turismo de Tiradentes

Foto: Leo Lara/ Universo Produção

A 24ª Edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, evento já consolidado como identidade do município, chega ao fim neste fim de semana. Por causa da pandemia, de um modo jamais imaginado. As estreias cinematográficas saíram das grandes telas e se transportaram para as mãos do espectador, seja via celular, tablet ou computadores. Mostra 100% online.

Muito diferente dos anos anteriores, as históricas ruelas de Tiradentes ficaram vazias. Proprietários de lojas, bares, restaurantes, hotéis e pousadas não acolheram os visitantes que, em muitas ocasiões, nem mesmo falavam o nosso português.

A realização não presencial do evento teve forte impacto no ciclo econômico da cidade. O secretário de turismo de Tiradentes, Christian Silveira, destaca as consequências, inclusive, para o produtor rural.

“Movimenta toda cadeia produtiva. Tiradentes, por ser uma cidade extremamente com a economia predominantemente turística, movimenta toda a cadeia turística, desde a hotelaria e restaurante até o micro produtor rural.  Pois micro produtor faz a sua produção justamente para o consumo interno, como restaurantes, lojas, pousadas e distribuidoras. Então, quando você tem essa queda na cadeia produtiva, principalmente agora com a questão dos restaurantes na modalidade de retirada no local, você tem um impacto na cidade. Um impacto não só econômico, mas também social, porque você vê o desemprego aumentando. Então, realmente é bem complicado.”

A Universo Produção, empresa responsável pela organização, contrata serviços de 250 empresas mineiras, muitas do Campo das Vertentes, para que o festival aconteça. São gerados cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos. E de acordo com levantamento da Prefeitura de Tiradentes, em 2019, a Mostra movimentou cerca de 18 milhões de reais somente no município.

Christian reforça, ainda, que não somente a falta da Mostra de Cinema presencial tem afetado a cidade, mas vários outros eventos de grande porte.

“Realmente o impacto em Tiradentes, não só com a mostra de cinema, mas com todo o setor econômico, tem sido muito pesado. Não foi diferente agora com a Mostra de Cinema realizada na modalidade online. A gente tem percebido em Tiradentes, que o fluxo de turismo tem reduzido drasticamente, com percentuais de 11 a 16% de ocupação aos finais de semana, nos dias de semana é praticamente nada. Mas, infelizmente, é um momento que estamos vivendo. Então, temos que compreender, tentar se adaptar e ser o mais criativo possível. Vemos que a Mostra está acontecendo online mas de uma forma muito bacana também.”

O secretário de cultura disse também que neste período a gestão municipal formou um comitê de enfrentamento à Covid-19. Que estão desenvolvendo ações para reduzir a disseminação da doença, a fim de permitir a retomada gradual do turismo com segurança.

Sair da versão mobile