Estamos na 8° edição da campanha Janeiro Branco, com o lema “Todo Cuidado Conta”. A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia da covid-19. A ideia da campanha foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), e faz alusão ao início do ano, considerando janeiro como uma “página em branco” para ser preenchida com novas metas, objetivando o bem-estar da saúde mental.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%). O psiquiatra Pedro Catizane fala sobre a doença. “Depressão é uma doença, ponto final! É uma doença, não é uma escolha. A gente sabe que o cérebro da pessoa, passa a não produzir algumas substâncias específicas. Essas substâncias que dão aquela sensação de prazer, de bem estar, de energia. Então, se a pessoa não está produzindo essas substâncias, ela vem a ter a depressão, com todos os sintomas que a gente sabe, de tristeza, de choro, de falta dessa energia. Então, tratando-se de uma doença, a gente tem tratamentos e com medicações também. O cérebro é um órgão que adoece também. Então, nós temos a doença do coração, doença do fígado e também temos a doença do cérebro.”
Na avaliação do profissional a campanha é essencial para todas as pessoas, principalmente para os pacientes psiquiátricos que sofrem muito preconceito ainda com relação a isso. “É bacana falar também, para que familiares e companheiros não fiquem culpando quem tem depressão, não é uma escolha, é uma doença. Sendo uma doença, a gente tem sim um arsenal de medicações para ajudar esse paciente. É um tratamento que tem que ter início, meio e fim.”
O profissional fala sobre ações que em conjunto ajudam no tratamento do paciente. “A atividade física proporciona a liberação daquelas substâncias que trazem bem estar e prazer. Então, lembrando que se trata das atividades físicas aeróbicas, aquela atividade física da caminhada, da corrida, da natação, que tem aquele gasto energético. Então, se o paciente pratica 3 vezes por semana, que seja meia hora cada vez, isso já melhora muito no desfecho da doença, melhora no tratamento e você consegue otimizar muito. Alimentação saudável, com atividade física, mais a terapia e a medicação, é a base para um tratamento bem sucedido. Isso a nível mundial!”
Em São João del-Rei, pacientes que precisam de atendimento e tratamento a depressão podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e pedir encaminhamento para o Núcleo de Saúde Mental que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. O núcleo está à Rua Gonçalves Coelho, nº 82, no Centro da cidade. O telefone para informações é o 3371-4619.