Na tarde de quarta-feira, dia 27 de janeiro, por volta das quatorze horas e trinta minutos, empenhada pelo COPOM, uma das guarnições do 38º Batalhão de Polícia Militar em serviço deslocou até a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, no bairro da Caieira, em São João del-Rei. Denúncia dava conta de que na unidade havia ocorrido um furto de doses de vacina.
No local, foi feito contato com a solicitante, responsável pelo setor de enfermagem daquela unidade de saúde. Ela relatou que haviam sido furtados dois frascos da vacina contra a Covid-19. Disse que no último dia 20 de janeiro, havia recebido 159 doses da vacina CoronaVac, para serem aplicadas nos funcionários da UPA. Fato que ocorreu durante cinco dias. Disse que no dia 25, ao fazer o relatório para devolução das vacinas que sobraram, verificou que estavam faltando dois frascos. Ainda segundo a enfermeira, as doses da vacina ficaram acondicionadas em um freezer na farmácia daquela unidade, local onde enfermeiros e técnicos têm acesso livre.
Do exposto, como a solicitante não possuía suspeita da autoria do furto e nem haver câmeras de monitoramento, o boletim de ocorrência foi registrado e a solicitante orientada quanto aos demais procedimentos a serem tomados para o caso.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretária de Saúde, foram vacinados 122 pessoas na UPA.