Emboabas

De acordo com SES, Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei recebe mais de 5.040 doses de vacina contra a Covid-19; Nova remessa inclui vacina Coronavac e de Oxford

Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde enviou uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para as Gerências Regionais de Saúde. Esse é o segundo envio de vacinas do Estado de Minas Gerais. São, no total, 356.300 doses da vacina entre a vacina de Oxford e doses da CoronaVac. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, as 190.500 doses da vacina de Oxford, em desenvolvimento com a AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que chegaram a Minas Gerais, e as 87.600 novas doses da CoronaVac, da chinesa SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, serão distribuídas às regionais do Estado nesta quinta e sexta-feira.

Para a Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, estão previstas 5.040 doses, segundo levantamento estadual. A Gerência Regional de Saúde com sede em São João del-Rei é a unidade responsável em receber as vacinas do estado e distribuir para 20 municípios da região e informou que ainda não foi comunicada oficialmente a quantidade de doses que chegará no segundo lote. No dia 19 de janeiro, a região recebeu 6.320 doses da CoronaVac, sendo que 4.244 foram destinadas a cidade de São João del-Rei.A vacina de Oxoford tem uma logística diferente da CoronaVac.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que as 190,5 mil doses serão utilizadas apenas na aplicação da primeira dose da vacina, seguindo a regra dos grupos prioritários. Isso porque, o intervalo entre a aplicação da primeira dose e da segunda é de três meses. Com isso, o governo de Minas espera que o Ministério da Saúde envie, em tempo hábil, as doses restantes para a aplicação da segunda etapa da vacina nessas pessoas. Vale lembrar que neste primeiro momento, são preferenciais: Profissionais de Saúde linha de frente covid-19; Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; Pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos, portadores de deficiência e População indígena aldeada para a CoronaVac. Já para a AstraZeneca, a prioridade são trabalhadores da Saúde linha de frente covid-19.

A reportagem está em contato com a GRS para saber o quantitativo que será enviado para cada município, mas ainda não recebeu retorno. A expectativa é que a distribuição dos imunizantes que chegaram no segundo lote tenha início a partir do dia 01 de fevereiro, segunda-feira.

Sair da versão mobile