Em comunicado nas redes sociais, o prefeito Nivaldo de Andrade anunciou a reabertura do comércio de São João del-Rei. Segundo ele, bares, restaurantes, academias e lojas poderão funcionar. Ainda de acordo com o executivo, ainda nesta nesta quinta feira, 28 de janeiro, deverá ser publicado novo decreto municipal após a decisão do Minas Consciente.
A Secretaria de Estado de Saúde anunciou nesta quarta-feira, dia 27, a terceira versão do Programa Minas Consciente. A proposta é flexibilizar as condições da chamada “onda vermelha” e autorizar o funcionamento dos serviços considerados não essenciais na etapa mais restritiva do programa.
Com a nova versão, comércios, hotéis e eventos serão liberados, mesmo que a cidade esteja na onda vermelha, como é o caso de São João del-Rei e toda a microrregião, mas terão de seguir algumas regras. Com a mudança, eventos poderão ocorrer com 30 pessoas nas cidades que estão na onda vermelha do programa estadual; com 100 pessoas na onda amarela e 150 na onda verde. Hotéis poderão funcionar com 50% de ocupação na onda vermelha, 75% na onda amarela e 100% na onda verde.
O prefeito Nivaldo destacou ainda em seu comunicado, que a população não deve deixar de seguir as orientações e medidas de prevenção a Covid-19, como uso de máscara, lavagens das mãos e o distanciamento social.
A Macrorregião Centro-Sul estava na Onda Vermelha desde o dia 16 de dezembro. No entanto, até o final de dezembro os comércios puderem funcionar mesmo na fase mais restritiva, devido às vendas de final de ano. Já em 6 de janeiro, o Ministério Público orientou que a cidade seguisse as diretrizes da Onda Vermelha e desde 7 de janeiro, o comércio está funcionando apenas em sistema de venda remota com retirada ou delivery.