Emboabas

Medidas sanitárias de combate ao coronavírus ainda são essenciais

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom SC

Muita gente não conteve a emoção. A notícia mais esperada depois de 10 meses enfrentando uma pandemia era real. Os primeiros lotes da vacina contra a Covid-19 chegaram a solos são-joanenses e a toda região. Apesar da sensação de que a batalha terminou, ainda há um longo caminho a percorrer. A quantidade de doses recebidas não é suficiente para imunizar a comunidade inteira, permitindo que a vida retome ao normal. Neste primeiro momento, apenas profissionais de saúde e idosos que vivem em casas de albergado são vacinados. Enquanto a grande maioria da população não é imunizada, os protocolos continuam. Tanto que especialistas ainda não têm previsão de quando essas medidas poderão ser deixadas de lado. A responsável pela Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Maria, reforça.

“Por favor, cuidem-se! Usem a máscara, álcool em gel, lavem as mãos com água e sabão, evite aglomeração, evite o contato pessoal. Este é o momento que nós não podemos morrer na praia, nós estamos a um passo. Então, por favor, nós precisamos ainda da paciência, da compreensão e de estarmos juntos nesse processo contra esse vírus.”

De acordo com as instituições nacionais e internacionais de saúde, o uso de máscara é fundamental. A médica de comunidade e família, Tatiana Miranda, explica o motivo.

“É importante a gente lembrar que a principal forma de transmissão, que uma pessoa passa o vírus pra outra, é através das gotículas que saem quando a gente fala, tosse ou espirra. O vírus ele entra no nosso corpo pelo nariz, pela boca e pelos olhos. A máscara vai evitar que as pessoas transmitam o vírus, ela vai reduzir as chances.”

O álcool em gel 70% é outro grande aliado. Quando não for possível higienizar as mãos com água e sabão, o produto é capaz de combater microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Por isso, se tornou regra utilizar o álcool em gel ao entrar em lojas ou locais públicos. Pode ser que a pessoa tenha contaminado suas mãos antes de chegar àquele lugar. Nesta lista de cuidados está também o distanciamento social. Cientistas orientam evitar espaços fechados com muitas pessoas e festas clandestinas que não seguem as normas sanitárias. Em casos de sintomas da Covid, buscar o posto de saúde mais próximo de casa imediatamente.

Sair da versão mobile