A expectativa é que na próxima quarta-feira, dia 27 de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais comece a distribuição de 190 mil e quinhentas doses da vacina contra a Covid-19 da Oxford/AstraZeneca, que chegaram no estado, neste domingo dia 24, para às regionais de saúde. O prazo pode ser alterado, sendo antecipado ou postergado, dependendo da organização da distribuição. A Gerência Regional de Saúde, GRS, com sede em São João del-Rei é a responsável em receber as vacinas e distribuir para 20 municípios da região.
Esse é o segundo lote do imunizante contra a covid-19 recebido em Minas Gerais. No primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, Minas Gerais recebeu 577.480 doses da Coronavac. A GRS recebeu 6.320 doses do primeiro lote, sendo que 4244 foram destinadas a São João del-Rei. A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a vacinação de 2122 profissionais da saúde da linha de frente ao combate a Covid-19, e idosos do Albergue Santo Antônio.
Diferente da logística da primeira remessa de vacinas, a Secretaria de Estado de Saúde informou que as 190,5 mil doses serão utilizadas apenas na aplicação da primeira dose da vacina, seguindo a regra dos grupos prioritários. Isso porque, o intervalo entre a aplicação da primeira dose e da segunda é de três meses. Com isso, o governo de Minas espera que o Ministério da Saúde envie, em tempo hábil, as doses restantes para a aplicação da segunda etapa da vacina nessas pessoas. A reportagem da Rádio Emboabas está em contato com a GRS para saber sobre o quantitativo de doses que será enviada a pasta, e aguarda retorno.