O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade, divulgou por meio de suas redes sociais, nesta sexta-feira, 22 de janeiro, que o “Carnaval 2021” está cancelado. O motivo é a pandemia de Covid-19.
Em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, a reportagem da Rádio Emboabas foi informada de que, na próxima segunda-feira, dia 25, haverá reunião para discutir o assunto, e que em breve divulgará detalhes.
Já o presidente da AESBRA – Associação das Escolas de Samba, Blocos e Ranchos, Alan Rios, disse que já esperava por essa decisão, “pois do modo como está não há como fazer carnaval. Enquanto a vacina não chegar, a gente pensa em fazer algum projeto mais para frente, se tiver condição. Não um desfile. Mas temos que seguir o que o governo está orientando”.
Afirmou, ainda, que para não deixar a data passar em branco, deve discutir com a Associação a possibilidade de realizar algum evento virtual. “Temos a ideia de fazer algo online, com apresentação de alguns intérpretes de escolas, algo que não coloque ninguém em risco, que siga todos os protocolos”, afirmou.
Alan Rios também destaca que o cancelamento do carnaval impacta um ciclo importante para o município histórico. “Na verdade, afeta um todo, a questão da geração de emprego na cidade, a falta de cultura. Pois o carnaval leva a nossa cultura, história de personalidades. Mas temos que ter a consciência de que o mais importante no momento é ter saúde para, quem sabe, em 2022, fazermos uma festa bacana com todos curados”, relatou.