Emboabas

Expectativa é que até domingo, dia 24, 484 funcionários do Hospital Nossa Senhora das Mercês sejam vacinados; Diretor do hospital explica processo de vacinação na instituição

Médico do Hospital Nossa Senhora das Mercês recebendo a 1° dose da vacina contra a Covid-19 – Foto: Bárbara Morais

Na quinta-feira, dia 21 de janeiro, deu-se início o processo de vacinação nos funcionários do Hospital Nossa Senhora das Mercês. A instituição recebeu, para esta primeira fase da campanha, 486 doses da Coronav, vacina produzida pelo Instituto Butantã em parceria com a chinesa Sinovac.

Conversamos com o Diretor do Hospital Nossa Senhora das Mercês, Ricardo Rocha Camarano, que explicou sobre a prioridade inicial de vacinar os funcionários diretamente ligados ao enfrentamento da covid-19. Posteriormente, todos os outros colaboradores serão contemplados.

“Paralelamente vamos estar colocando outros funcionários que atuam na assistência, como os outros médicos, outros enfermeiros, profissionais que atuam no pronto socorro, nas cirurgias de urgência, porque as cirurgias eletivas estão suspensas, mas existem muitas cirurgias de urgência que são feitas. Então, o pessoal que trabalha no pronto socorro, que as vezes atende um paciente lá que pode estar com Covid-19 ou não, algum paciente no centro cirúrgico ou na UTI geral. Portanto, são todos os profissionais, médicos, técnicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, que trabalham em algum setor assistencial.”

O diretor também afirmou que a quantidade de doses é suficiente para vacinar todos os funcionários do hospital. De acordo com a direção, a instituição conta com 484 colaboradores.

“Essas 486 doses vão comtemplar. A gente vai dar prioridade primeiro a assistência. A gente fez uma lista daquelas pessoas que tem mais contato. Porque, as vezes, tem gente do serviço burocrático, por exemplo nossa psicóloga, que tem que entrar na ala covid-19 para fazer alguma assistência, seja um apoio a família ou ao paciente. Também tem o pessoal da manutenção que as precisa trocar uma lâmpada ou fazer outro reparo e precisa entrar lá. Então, esses profissionais que também têm alguma ligação com a ala covid, que atuam indiretamente dentro da ala covid ou em algum lugar que possa correr algum risco, nós estamos privilegiando esse pessoal.”

A enfermeira, Elionete Rodrigues dos Santos, foi a primeira ser vacinada no hospital. A enfermeira falou sobre o momento e passou um recado para toda população.

“Em momento nenhum descuidar. Isolamento domiciliar, cuidem-se, usem máscara, protejam-se com a higienização das mãos, com álcool em gel, lavagem das mãos com água e sabão, e, fiquem em casa quem puder. Gente, estou vacinada. Acreditem e se cuidem!”

A direção do Hospital Nossa senhora das Mercês estima que até domingo, todos os funcionários do hospital sejam vacinados. O processo está sendo feito de forma gradual para que não haja aglomerações.

Sair da versão mobile