Emboabas

De acordo com Secretário de Saúde de São João del-Rei, doses da vacina contra covid-19 que chegaram para o município não serão suficientes para vacinar todos os profissionais da saúde

1° lote de vacinas que chegaram ao Aeroporto de São João del-Rei Foto: Leonardo Duque

Após uma cerimônia simbólica realizada na terça-feira, dia 19 de janeiro, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, com a vacinação de cincos funcionários que atuam na área de frente ao combate do vírus em São João del-Rei, as vacinas já foram distribuídas aos postos de vacinação do município. A afirmação é do secretário municipal de saúde em São João del-Rei, José Marcos de Andrade: “Já distribuímos para onde tem que distribuir, a principio toda área de saúde com prioridade do plano de ação do Ministério da Saúde. Foi mandado pra UPA, Santa Casa, Hospital e unidades que fazem atendimento da Covid, o Centro de Triagem”, afirmou.

A cidade recebeu, através de um repasse estadual, 4.244 doses da CoronaVac, produzida pela Sinovac em parceira com o Instituto Butantan. Como são necessárias duas doses para imunização completa, a Gerência Regional de Saúde repassou 2.122 vacinas para a Secretária Municipal. Daqui a 20 dias, será repassada a outra metade para que as mesmas pessoas vacinadas, nesse primeiro momento, recebam a dose final e estejam imunizadas contra a doença.

Nessa primeira fase, o plano do governo de Minas Gerais é vacinar os trabalhadores da área de saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19, pessoas idosas que estão em asilos e população indígena aldeada em terras demarcadas. De acordo com José Marcos, os idosos do Albergue Santo Antônio vão receber as doses da vacina na própria instituição. Questionado se as doses foram suficientes, o secretário disse que não. “Nessa primeira fase, não. Não foram suficientes”. No entanto, José Marcos disse que números são detalhes técnicos e que as informações completas terão que ser repassadas pela coordenadora do setor epidemiológico, Eliene Freitas, que retorna aos trabalhos na quinta-feira, dia 21 de janeiro, pela manhã.

De acordo com o Governo do Estado de Minas Gerais, as próximas pessoas a serem vacinadas serão os idosos com mais de 60 anos, em uma segunda fase. Já a terceira fase será em pessoas com comorbidades. No entanto, ainda não está definida uma nova chegada de vacinas no estado que também enfrenta dificuldades para a compra e recebimento dos imunizantes. Portanto, ainda não é o momento da população procurar os postos de saúde para vacinação contra a Covid-19. As doses que chegaram, são restritas a um público específico: funcionários da área de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 e pessoas idosas que estão em asilos.

Sair da versão mobile