Que o sal em excesso é prejudicial para o nosso corpo, todo mundo já sabe. Mas o condimento também é importante para nós. O sal é composto de sódio, que ajuda a distribuir os líquidos em nosso corpo e permite o bom funcionamento do organismo. Para entender o que é o sódio e o porquê de o consumo em excesso ser prejudicial a nossa saúde, conversamos com a nutricionista Renata Ribeiro.
“É interessante destacar que o sódio é responsável pelo controle do volume do nosso líquido corporal e também pela regulação da nossa pressão arterial. Sendo assim, é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Porém, o consumo excessivo de sódio, pode acabar ocasionando problemas graves, como por exemplo a pressão alta, a retenção de água, pode levar também a uma sobrecarga no coração, problema nos rins. Então, esse consumo em excesso pode acabar provocando um desequilíbrio interno dentro do nosso organismo.”
Com relação as quantidades ideais para o consumo diário, Renata comentou:
“De acordo com a Organização Mundial da Saúde, recomenda-se que a ingestão dele seja feita com cautela, para que nosso organismo funcione de uma maneira correta. De acordo com a OMS, é necessário ingerir no mínimo o valor entre 0,1 e 0,5g por dia. O valor máximo recomendado é de 5g.”
De acordo com a nutricionista, o hábito do exagero na hora de usar o sal é muito comum em nosso país.
“O consumo excessivo do sal é muito característico no Brasil. Segundo a pesquisa de Orçamentos Familiares, o consumo de sódio do brasileiro excede mais de 2 vezes o limite máximo recomendado pela OMS. A referência é de 5g por dia e a média nacional ingerida pelos brasileiros acaba sendo de 12g por dia.”
Renata também listou alternativas saudáveis que podem vir a ser bons substitutos para o condimento.
“Existem alternativas saudáveis que podem acabar substituindo o sódio. Porque na maioria das vezes, consumimos muitos alimentos industrializados, então, esses alimentos acabam carregando uma grande quantidade de sódio. Então, é interessante
a gente buscar alternativas mais saudáveis para estar substituindo na hora de fazer uma refeição, como por exemplo o sal de ervas ou outras especiarias que podem conferir além de sabor um valor nutritivo aos alimentos.”
O sal é associado ao endurecimento das artérias. As artérias são vasos sanguíneos. Uma consequência desse estado é a hipertensão e a retenção de líquidos, que também interfere na pressão. Segundo dados da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) existem no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 10% destes fazem o controle adequado.