Emboabas

Presidente da ACI del Rei fala sobre desafios do comércio e importância da economia local

Comércio é autorizado a vender apenas com retirada ou entrega neste momento.
Foto: Geraldo Jaques Júnior.

Atualmente, na Onda Vermelha, o comércio de São João del-Rei está autorizado a fazer vendas remota. O decreto estadual do Minas Consciente permite a retirada no local ou entrega dos produtos em sistema delivery. A orientação é que empresários utilizem sites, aplicativos, telefones e redes sociais para efetuar as vendas. O presidente da ACI del-Rei, José Egídio, comenta sobre a adaptação dos comerciantes locais: “Essa abertura que foi dada pelo programa Minas Consciente de que as pessoas possam fazem compras pelas redes sociais está facilitando muito e traz um pouco de consolo em meio a essa dificuldade que a categoria está passando”, disse.

Ele reforça ainda que acredita que os comerciantes e funcionários têm colocado em prática as medidas de prevenção à Covid-19. “A maioria dos estabelecimentos cumpre as normas, mas infelizmente como toda regra tem exceção, alguns empresários relaxam e abusam. Quem é o responsável por fiscalizar é quem cria a norma, é a União, o Estado e o Município”. Além disso, José destaca que comprar no comercio local afeta nossa economia e fala sobre a importância de fortalecer os comércios da nossa cidade. “O comércio não é o culpado pelo aumento dos casos de contaminação e se ficar fechado, vai haver uma quebradeira generalizada, um número de dispensas de funcionários elevado, se isso persistir por muito tempo”.
Segundo documento da última quarta-feira, 13 de janeiro, a macrorregião Centro-Sul, da qual São João del-Rei faz parte, segue na onda vermelha – a mais restritiva do programa estadual.

Sair da versão mobile