Emboabas

Com a chegada do ENEM, psicóloga fala sobre momento de escolha de uma profissão

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Aos 17, 18 anos, o jovem já estudou durante boa parte da sua vida. Passou por provas, trabalhos, apresentações que enfim terminou no 3° ano do Ensino Médio. Para muitos, agora é a hora de decidir a profissão e o que cursar no nível superior. Se para alguns adolescentes é fácil escolher a profissão ideal, para outros pode ser um verdadeiro tormento. A família, então, passa a ter grande influência na tomada de decisão do jovem. Nos próximos dias 17 e 24 de janeiro será a aplicação do Exame Nacional Ensino Médio – o Enem Impresso 2020, adiado devido a pandemia da Covid-19. Já nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, será a aplicação do Enem Digital. O Enem se tornou a principal forma de ingresso em instituições públicas de ensino superior do país, sendo também uma opção para aqueles alunos que desejam estudar em uma instituição particular com bolsa de estudos.

A psicóloga Marina Freitas fala sobre o momento de decisão ao escolher o curso em uma instituição de ensino superior. “Existe, as vezes, uma pressão muito grande em você ter que escolher a profissão, em você ter que saber aos 17 anos o que você vai seguir pelo resto da vida. Há toda uma pressão social que gira em torno desse sentido, que é importante a gente refletir.”

A profissional indica que nesse momento, o adolescente apoiado pela família, pensem no melhor para aquele momento. “O adolescente deve refletir sobre seus desejos, as vezes procurar uma orientação profissional. Identificar as matérias que gosta mais, o que ele se vê fazendo e em que ele se sentiria realizado. Também é importante ter uma conversa com os pais, porque as vezes os pais acabam depositando no filho, algum desejo que ele faça um curso específico. Então, também dar espaço para esse adolescente, para que ele coloque os desejos dele e o que ele tem vontade de fazer.”  

Marina destaca ainda que a decisão pode ser alterada, caso o jovem perceba que não está feliz com a escolha. “Pensar que nada precisa ser tão definitivo. Nós somos seres em constante amadurecimento. Então, uma vez que aquele caminho não tiver te levando ao lugar que você deseja, é sempre um momento de repensar e procurar outro caminho. Faça uma orientação profissional para que você se sinta mais satisfeito com suas escolhas.” O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem, com número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante.

Sair da versão mobile