Por volta das treze horas e trinta minutos, na tarde de sábado, dia 9 de janeiro, uma das guarnições do 38º Batalhão em serviço, foi empenhada em deslocar até o cruzamento das Ruas Amaral Gurgel e Herculano Veloso, no bairro de Matosinhos, em São João del-Rei. No cruzamento, teria ocorrido um acidente de trânsito com vítima.
No local, os militares depararam com um veículo Fiat Fiorino, de cor branca, atravessado na Rua Amaral Gurgel e uma motocicleta Honda CG FAN, de cor cinza, caída no passeio de uma residência na Rua Herculano Veloso.
Foi feito contato com o motorista do Fiat Fiorino, o senhor G.R, de 30 anos, o qual relatou que havia acabado de fazer uma entrega de flores em uma residência na Rua Pedro Cipriani. Ao sair, virou à esquerda na Rua Herculano Veloso, no sentido à Rua Amaral Gurgel, sem saber que aquele trecho da via era contramão. No momento em que o motorista cruzou a Rua Amaral Gurgel, ocorreu a colisão. O motorista ainda disse que com o impacto, a motocicleta de entrega de gás foi parar no passeio da residência e seu condutor foi arremessado de encontro a um poste, na esquina das vias, caindo desacordado. Imediatamente ele acionou uma unidade do SAMU que socorreu o motociclista até a Santa Casa.
Na Santa Casa, outra guarnição identificou o motociclista como sendo o senhor P.C.S, de 58 anos, entregador de gás. De acordo com a equipe médica que o atendeu, seu estado de saúde era grave.
No local dos fatos compareceu o gerente da Distribuidora de Gás, que ficou responsável pela motocicleta e os botijões de gás que nela se encontravam.
A perícia técnica foi acionada e o perito Leonardo Vale compareceu ao local do acidente. O perito realizou os trabalhos pertinentes, liberando em seguida os veículos que estavam em situação regular e seus condutores devidamente habilitados.
Enquanto registravam o fato ainda no local, os militares receberam informações da Santa Casa sore o estado de saúde do motorista. O senhor P.C.S não resistiu ao traumatismo craniano que sofreu e veio a óbito.
O motorista do Fiat Fiorino foi comunicado do fato e acompanhou os militares até a delegacia de polícia civil para as demais providencias.