De acordo com o boletim epidemiológico com dados da covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, o município tem 2244 casos confirmados para a doença causada pelo novo coronavírus. Desses, 44 evoluíram a óbito, cerca de 2% das confirmações. Outros 1682 já se recuperaram, o que corresponde a cerca de 75% das confirmações. Já os que estão em quarentena, representa cerca 23% dos casos, são 514 pacientes em tratamento em São João del-Rei.
O boletim aponta ainda que 26 são-joanenses estão internados, nas unidades de saúde do município. Como ocorreu durante a pandemia, a maioria dos casos confirmados para a doença estão cumprindo a quarentena em casa. Quais os cuidados nesse momento? O Médico em Estratégia da Família em São João del-Rei, Daniel Fernando, explica:
“O principal cuidado é manter a pessoa contaminada em um cômodo isolado, que tenha uma boa ventilação, por exemplo dentro de um quarto. A ideia é que a pessoa não circule por todos os ambientes, para não contaminar os demais familiares. A cama não pode ser compartilhada, exceto as mulheres que estão amamentando. Essas mulheres podem continuar fazendo a amamentação, com o uso de máscara e medidas de higiene, como a lavagem constante das mãos.”
Daniel também destaca os cuidados com outro cômodo da casa que merece atenção nesse momento, o banheiro.
“Reservar um banheiro para o uso exclusivo da pessoa que doente. No caso de haver apenas um banheiro na casa, toda vez que o paciente utilizar, é importante que ele use com máscara. Logo em seguida, deve ser feita a higienização com água, sabão e hipoclorito de sódio no vaso sanitário, torneiras, maçaneta, em toda região que o paciente toca. Se possível, manter esse banheiro bem ventilado.”
O Médico orienta que apenas uma pessoa da casa exerça o papel de cuidador. De preferência, uma pessoa que não tenha nenhuma comorbidade. Daniel orienta os cuidados com os objetos de uso pessoal. “As refeições devem ser levadas ao paciente dentro do quarto. Pratos, talheres, copos, bandejas e os demais utensílios domésticos, não podem ser compartilhados e devem ser lavados separadamente. Roupas pessoais, toalhas, fronhas, e lençóis tem que ser colocados em sacos plásticos e também ser lavados separadamente, com água e sabão. Recomenda-se ainda fazer o uso de água morna, entre 60 a 90°C.”
Vale ressaltar que após receber diagnostico positivo para a doença, o paciente precisa cumprir quarentena em casa até receber a liberação da equipe médica. Assumindo assim, o compromisso de se isolar para evitar novas infecções.