Emboabas

Decisão sobre atividades em igrejas e templos religiosos é definida pelas próprias entidades

Templos religiosos não são englobados pelo Minas Consciente.
Foto: Reprodução

Com São João del-Rei na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente – etapa mais restritiva da retomada econômica e a publicação de decreto com normas na última quinta-feira, 7 de janeiro, fiéis e religiosos têm questionado sobre o funcionamento de templos religiosos e igrejas. Segundo o Programa Estadual, por conta da “garantia constitucional de livre exercício dos cultos religiosos, bem como a não necessidade de alvará de funcionamento para locais que realizem essas atividades”, esses setores não foram analisadas pelo plano. Entretanto, o documento ressalta que orientações sanitárias específicas devem ser seguidas.


As informações municipais apontam que o fechamento ocorrido no início do ano de 2020, foi decidido em conjunto entre prefeitura e órgãos religiosos. Nossa equipe de Jornalismo entrou em contato com a Diocese de São João del-Rei para verificar se as missas com a presença de fieis continuam e foi informada de que até o momento, na manhã de 8 de janeiro, não haverá alteração.

Vale reforçar que as igrejas e templos religiosos também deverão assegurar que não aconteça aglomeração na entrada e saída dos fiéis nas celebrações. Além das outras medidas de segurança, como distanciamento, utilização de álcool em gel e máscaras.

Sair da versão mobile